Os brinquedos são uma importante contribuição ao desenvolvimento das crianças. Para garantir às nossas crianças as melhores experiências, devemos ter em mente as seguintes Dicas de Segurança de Brinquedos.

  Na escolha de um brinquedo

- Compre sempre brinquedos em lojas e pontos de venda de confiança. Estes responsabilizam-se pelos brinquedos que vendem e, normalmente, aceitam devoluções. Os comerciantes desonestos, por outro lado, tendem a ignorar as necessidades de saúde e segurança e podem, também, vender brinquedos com defeitos. Verifique cuidadosamente brinquedos comprados online, brinquedos oferecidos e brinquedos comprados em segunda mão.

- Leia todos os avisos e instruções. Esteja atento às recomendações relacionadas com a idade e a segurança – leve-as a sério. Confira se o brinquedo possui o selo do Inmetro. Quando um produto possui o selo do Inmetro isso significa que esse objeto foi fabricado seguindo todas as normas de segurança necessárias para evitar acidentes. Sendo assim, sempre verifique se o brinquedo escolhido para a criança possui esse selo, pois isso pode ser determinante para evitar que os pequenos se machuquem gravemente ao brincarem. Evite comprar brinquedos de procedência duvidosa ou que não possuem essa certificação.

- Escolha brinquedos adequados à idade, à capacidade e ao nível de destreza da criança. Os brinquedos que não são adequados à faixa etária específica de uma criança podem magoar a criança. Certifique-se de que segue as recomendações de idade

- Não compre brinquedos com peças pequenas e facilmente destacáveis para crianças com menos de três anos de idade, já que estas crianças tendem a colocar os brinquedos na boca e podem asfixiar com peças pequenas.

  Depois de comprar um brinquedo

- Siga cuidadosamente as instruções de montagem e utilização adequadas do brinquedo. Guarde as instruções e informações que acompanham o brinquedo em local seguro.

- Esteja atento às crianças enquanto brincam – certifique-se de que todos os brinquedos são utilizados tal como vem indicado e que são adequados à idade e capacidade da criança.

Verifique regularmente o estado dos brinquedos: os brinquedos partidos ou usados podem magoar a criança e afetar a sua saúde e segurança. Elimine os brinquedos partidos imediatamente.

- Retire toda a embalagem e guarde as instruções. Certifique-se de que as crianças não brincam com embalagens de plástico porque pode existir um risco de asfixia.

- Ensine os seus filhos a guardar os seus brinquedos para evitar acidentes. Não deixe os brinquedos nas escadas ou no chão em zonas de circulação da casa.

- Comunique sempre ao fabricante ou ao vendedor qualquer problema de segurança com um brinquedo